Cia. And'Art - Ponto de Cultura
O Reisado é uma manifestação cultural de grande importância para o Município de Andorinha. Essa manifestação faz parte de uma das ferramentas que servem para auxiliar a prática religiosa e cristã, presente em cada localidade dos quatro cantos do nosso Município. O reisado é geralmente realizado no mês de janeiro e abrange a todas as pessoas que desejem, sem distinção de etnia ou idade.
Foram mapeados três tipos diferentes de Reisados. São eles: Reis de Palmas, Terno de Cigano e Terno de Reis. O Reis de Palmas ocorre nas localidades de Andorinha, Fazenda Mandi, Melancia, Morro Redondo, Queimada de Cima, São Gonçalo, Maravilha, Sítio do Açude, Morro Branco, Terra Dura, Lagoa da Onça, Salgado, Carrancudo, Cachoeira, Cocho, Ipueira do Macio, Lagoa do Cercado e Tigre.
Entre essas localidades há alguma variação na maneira de realizar. Por exemplo, em Andorinha começa com as rezas na igreja e logo após ocorrem visitações em algumas casas. Já na Fazenda Melancia, visita-se apenas uma casa por noite.
É assim que é antes de entrar na casa, cantar a cantiga para abrir a porta, e, logo depois, cantam-se várias outras. Essas cantorias são acompanhadas por palmas de acordo com o ritmo da música. Por isso, essa manifestação também é chamada de Reis de Palmas.
Já o Terno de Cigano foi encontrado nas localidades de Fazenda Melancia e Sítio do Domingos. No Terno de Cigano os componentes utilizam roupas específicas. Os figurinos são cheios de babados e brilhantes. O Terno de Cigano nessas localidades é motivo de muita alegria.
Na fazenda Melancia era composto por vinte e cinco pessoas, sendo que todos eram crianças. Nessa localidade era mobilizado por Dona Maria Araújo (Dona Domingas). Em Sítio do Domingos acontecia há muito tempo atrás, deixando de acontecer por causa da saída dos seus organizadores Quininho Grande e Quininho Pequeno. Era uma brincadeira de danças e cantorias, apreciada por pessoas da comunidade e das fazendas circunvizinhas.
O Terno de Reis foi encontrado em Fazenda Cocho e Sítio do Açude.
Na comunidade de Sítio do Açude acontecia há muito tempo atrás e era considerado uma tradição da comunidade, que reunia mais de mil e quinhentas pessoas assistindo.
Após o cortejo era feita a encenação do Terno de Reis com músicas e danças em louvor ao Santo Reis. Os personagens eram o Rei, a Rainha, as Ciganas e outros.


Cantiga de Reis de Palmas para abrir a porta:

“Ô de casa, ô de fora
Maria vai vê quem é
São os cantador de reis
Quem mandou foi São José”


"Bendito louvado seja
O menino Deus nascido
Que no ventre de Maria
Nove mês teve escondido
E depois dos nove mês
Ele foi aparecido"

Trecho da cantoria de Terno de Cigano:


“Benito Reis viêmo cantar
Que o dono da casa mandou nos chamar
Mandou nos chamar porque tem o que dar
Cerveja com vinho, doce de araçá”.


Fonte: Mapeamento das Expressões Culturais do Município.
0 Responses

Postar um comentário

Deixe aqui o seu recado.